Como cuidar de Orquideas em vaso? Saiba o que a planta precisa

Dicas de como escolher o tipo de vaso ideal para orquídeas

 

orquídea vaso

 

Algumas pessoas ainda têm muita dificuldade na hora de escolher o vaso ideal. Outros podem pensar que isso nao tem diferença alguma, mas nao é bom assim. Existem muitos fatores importantes que envolvem o assunto e voce tende a conseguir excelentes resultados com suas plantas se seguir nossas dicas de hoje. 

Cuidar de orquídeas nos vasos é comum, mas requer cuidados básicos. Primeiramente, é necessário que você saiba a espécie, e depois até o tamanho que a sua planta poderá atingir. É importante que saiba que a orquídea é uma planta que não gosta de vasos grandes e nem pequenos, deve ter um meio termo, para que tenha espaço para se desenvolver e poder florir.

 

Vaso de plástico

Ele é ideal para qualquer orquídea e escolhendo o modelo transparente, você poderá notar a evolução das raízes e ver também a coloração delas. Com isso você saberá como está a “saúde” da sua planta. Cuidar de orquídeas em vasos de plástico é prático, pois além de serem baratos, podem ser encontrados mais facilmente.

É essencial saber que as orquídeas não necessitam de um vaso grande, pois quanto maior o vaso, mais espaço terá para o desenvolvimento das raízes, consequentemente, demorará mais tempo para florescer. Por esse motivo, é ideal escolher um vaso de plástico com furo na parte debaixo e que seja do tamanho pequeno ou médio.

 

Vaso de barro

Algumas pessoas optam por escolher vaso de barro para plantar as suas orquídeas. Esse é um vaso que não é ideal pois, normalmente, embaixo não é aberto e a planta não tem como respirar e não tem como receber umidade do ar.

 

Vaso de vidro

Também não é um vaso ideal, mas podemos reparar que muitas pessoas o utilizam para cuidar de suas orquídeas. Não tem problema, desde que você coloque bastante substrato, como casca de pinus, brita, carvão ou até mesmo aquelas “barbas”, pois só assim a planta irá poder respirar melhor.

E é imprescindível que a cada uma vez por mês ou a cada dez dias, nesse caso, se troque o substrato e coloque um novo. Este é um procedimento muito importante, mas que infelizmente cai no esquecimento das pessoas.

 

 Como replantar orquídeas

 

Cuidar de orquidea em vasos: Dicas valiosas

Quando você for comprar uma orquídea pela primeira vez, é importante que o vaso seja trocado, ou, se preferir, quando as raízes começarem a sair. Ao fazer essa mudança, é importante que você lave a planta debaixo de água corrente, e então aí, poderá replantar em um vaso novo. E nunca utilizar o mesmo substrato, sempre renove, pois é isso que fará a planta se desenvolver e florir.

Cultivar orquídeas dentro de vasos, ou até mesmo aquelas que você pendurou na copa das árvores, é muito fácil e simples, mas quem está começando poderá parecer um pouco difícil. Elas são um pouco diferentes das outras plantas, por esse motivo necessitam de um cuidado todo especial.

Não podem ficar expostas diretamente no sol e nem muito no vento. Devem ficar em ambientes com uma boa iluminação e ventilação, como é o caso das janelas. Essa é praticamente uma planta muito tranquila de ser cuidada e mantida, pois não precisa de cuidados diariamente de rega.

Voce viu entao como cuidar de orquídeas em vaso. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que seu jardim fique incrivelmente belo. Gostaria de conferir um manual completo sobre essas maravilhosas plantas? Clique aqui!