Replantar Orquídeas: Preservar a Beleza da Planta na Troca de Vaso

replantar orquídea

As orquídeas são atualmente uma das espécies de flores mais populares, e suas vendas são um verdadeiro sucesso. Por causa disso, seu preço sempre é alto no comércio, também pudéra, sua beleza, charme e visual conquistam a todos ao seu redor.

Além disso, o cheiro que as folhas da planta exalam, somado, ao mesmo tempo, a um ambiente natural, transforma o local como se fosse uma verdadeira floresta, sem perder a sofisticação. Sendo assim, não tem ninguém que não caia de amores por elas. Mas e quando chega a hora de replantar a orquídea trocando de vaso? 

Para elas manterem essa beleza em todos os momentos, é necessário que voce venha a tomar os devidos cuidados para preservar suas características mais marcantes. O replantio dessa espécie é essencial, pois ele ajudará a sua planta a continuar com boa aparência, demonstrando sempre que ela é saudável e bonita. 

Veja agora algumas dicas de como lidar com esse processo e deixar sua planta cada vez mais maravilhosa.

 

Qual é a hora certa para replantio da orquídea?

Recomenda-se que a cada 18 ou no máximo 24 meses elas devam receber o replantio. No entanto, se você não lembrar qual foi a última vez que fez o processo, vale a pena seguir essa dica: quando há muitas raízes que estão crescendo para fora do vaso, isso é sinal que a planta está pedindo mais espaço, aí replantar as orquídeas neste estado se faz necessário.

Há também casos em que as raízes vêm a apodrecer, um sinal mais que claro que voce deve fazer uma mudança. A última dica, porém, uma das mais óbvias, é o crescimento da planta para além do vaso. Nesse caso, procure um recipiente maior para sua orquídea.

 

Cuidados excessivos

Deu para perceber que o cuidado com ela é essencial. Todavia, se esse cuidado for demais, a planta pode sofrer consequências graves. Verifique todas as possibilidades dela realmente precisar de um replantio. Caso ela não apresente nenhuma das características já mencionadas, evite mudanças.

Manual completo 

 

Cuidados excessivos podem atrapalhar no desenvolvimento de sua planta. Às vezes, pode parecer que elas estejam apertadas em um vaso, no entanto, se não tem suas raízes muito para fora, deixe-a onde está. Você poderá adiar o replantio para uma próxima temporada.

 

Dicas de vasos para replantar uma orquídea

Antes de mudar a orquídea de vaso é preciso que alguns cuidados sejam levados em conta. Como características, os vasos poderão ter dois centímetros maior que o antigo vaso. Não opte por vasos maiores que isso, pois se a planta sentir que tem mais espaço, logo suas raízes crescerão cada vez mais.

Vasos de vidro, cerâmica ou mesmo plástico são bem-vindos, observe também se eles têm furos para drenagem, isso é por demais importante, pois caso contrário, as futuras raízes poderão apodrecer. Os de vidro têm a facilidade de fazer a luz do sol entrar em contato com as raízes, resultando em uma fotossíntese mais eficaz para a planta. 

Com essas dicas já dá para replantar orquídeas de seu jardim de forma correta e mante-las lindas para enfeitar sua vida. Se você cuidar bem delas, com certeza elas retribuirão sua gentileza com seu belo aspecto em todos os momentos. Clique aqui e conheça um manual completo sobre isso.

 

 

Mais informaçoes..  ◄◄