9 Espécies de orquídeas Bonitas e Populares para Alegrar o Jardim

Tipos de orquídeas para plantar e alegrar sua casa

espécies de orquídeas

As flores são uma grande paixão de muita gente. Alegram rapidamente um ambiente, seja pelo seu cheiro, pela sua cor ou pela sua forma. A orquídea, principalmente, é muito popular e em todas as suas variações são belas.

Existem inúmeras espécies orquídeas, e cada uma delas exige um diferente tipo de cuidado para que possa brotar e florescer de maneira saudável e bonita. Aqui, alguns exemplos dessas plantas, suas origens, tipos de cores e alguns cuidados que podem ser tomados para que você possa ter um orquidário, ou apenas uma flor na sua casa!

 

Orquídea Cattleya Labiata

 

orquídea Cattleya Labiata

Esse tipo de orquídea, natural do Brasil, é uma das mais populares e mais desejadas pelas pessoas. Foi apelidada de rainha do Nordeste, e suas flores costumam nascer no verão. As variantes de cores são o roxo, lilás, alba, semialba ou azul. Além de possuir essa gama de cores, elas são muito perfumadas.

 

Orquídea Cattleya Walkeriana

 

Orquídea Cattleya Walkeriana

Os colecionadores adoram esse tipo de flor! Ela possui uma forma arredondada e plana, e seu aroma remete levemente ao cheiro da canela. Para que ela viva bem, deve ficar em um ambiente com temperatura intermediária, entre 10 e 18ºC. Além disso, para cultivá-la, plantar em um substrato de rápida drenagem é a maneira correta de manuseá-la.

 

Orquídea Cattleya Intermédia

 

Orquídea Cattleya Intermédia

Mais uma espécie nativa do Brasil, esse tipo de orquídea pode aparecer em variadas cores, como lilás, rosa, roxo, albas ou azuladas, possuindo flores médias com bom perfume. Requerem um cuidado extremo, pois podem se desidratar facilmente.

 

Orquídea Cattleya Julio Conceição

 

Orquídea Cattleya Julio Conceição

Florescendo na primavera, ela possui grandes flores. Esse tipo de orquídea gosta de um clima mais ameno até o quente, e, para cultivá-la, você poderá utilizar um vaso com substrato de drenagem boa.

 

Orquídea Dendrobium Thyrsiflorum

 

Orquídea Dendrobium Thyrsiflorum

Planta de origem asiática que possui um denso cacho de flores em tom amarelado. Seu cultivo, entretanto, não é fácil, porém ela se adapta bem em locais ensolarados e com boa ventilação.

 

Espécie de orquídea Vanda Coerulea

 

orquídea Vanda Coerulea

Esse tipo de orquídea também é objeto de desejo entre os apreciadores da espécie. Suas pétalas são bem grandes e coloridas, mas tem um empecilho: elas demoram dez anos para florir. Para driblar esse empecilho, existem cruzamentos para antecipar sua florada e para baixar o seu preço.

 

Orquídea Beallara Tahoma Glacier

 

Orquídea Beallara Tahoma Glacier

Esse tipo de planta tem o destaque voltado para o tamanho de suas flores e por possuir compridas hastes, sendo que algumas delas são tão grandes que podem quebrar com o peso de suas flores.

 

Orquídea Laelia Alaori

 

Orquídea Laelia Alaori

Possui flores bem pequenas em uma cor rosa suave. São arredondadas, e sua cor lembra as flores de glacê feitas para enfeitar bolos. É uma espécie que gosta de locais úmidos, e por isso não pode ficar com o seu substrato seco por longos períodos de tempo.

 

Orquídea Masdevallia Angel Frost

 

Orquídea Masdevallia Angel Frost

Boa e apropriada para pequenos lugares, essa planta possui touceiras pequenas e flores muito coloridas. Por ser muito popular, possui diversos híbridos a preços mais acessíveis.

 

 

Essas são apenas algumas das espécies de orquídeas bonitas e populares existentes em todo o planeta. Não vale a pena ter uma, ou várias, em casa?

 

cuidados

 

Manual completo – cuidar de orquídea   ◄◄